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“As novas tecnologias oferecem, como instrumentos de educação de crianças e adolescentes, uma oportunidade sem precedentes de responder com toda a qualidade necessária a uma cada vez mais intensa e diversificada. As possibilidades e vantagens que apresentam no campo pedagógico são consideráveis.”
Jacques Delors


O século XX foi um século de mudanças muito significativas a nível de avanço tecnológico. Essas mudanças afetaram naturalmente o “modus vivendi” das pessoas, fazendo-as pertencer paulatinamente a uma sociedade global, condicionada pela máquina, a chamada Sociedade da Informação. Tal vivência alastrou-se também, irremediavelmente, ao contexto educativo, influenciando conteúdos, práticas e mesmo currículos.
Urge, hoje mais que nunca, reconhecer que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) são realmente uma das potencialidades mais impactantes e determinantes na mudança da nossa sociedade, na medida em que (i) constituem um meio privilegiado de acesso à informação, (ii) são um instrumento fundamental para pensar, criar, comunicar e intervir sobre numerosas situações, (iii) constituem uma ferramenta de grande utilidade para o trabalho colaborativo e (iv) representam um suporte do desenvolvimento humano nas dimensões pessoal, social, cultural, lúdica, cívica e profissional.
Na verdade, tem-se assistido, nos últimos anos, e hoje cada vez mais, a um aumento da utilização dos computadores nas escolas, dado que estes oferecem inúmeras potencialidades. Se por um lado temos o lado lúdico que poderá atrair os jovens para o ensino e temos também a versão exploratória, com o recurso à internet, que poderá fomentar a procura de informação e investigação, criando autonomia no aluno; por outro, temos também o lado da sua função educativa e formativa, proporcionando aos agentes educativos novas e variadas formas de ensino/aprendizagem.
O computador revela-se, assim, uma ferramenta pedagógica importantíssima, pois quando utilizado eficazmente, tem muito para oferecer aos alunos e professores, configurando-se como um recetáculo de possibilidades educativas.
Assim, verificamos que as TIC constituem uma linguagem e um instrumento de trabalho essencial do/ao mundo de hoje, razão pela qual desempenham um papel cada vez mais importante na educação. A escola, instituição dorsal de qualquer sociedade, que se pretende aberta, inovadora e ligada à vida das pessoas, não se pode alhear desta nova potencialidade, tendo inclusive já aberto as suas portas às novas tecnologias.


Eu blogo, tu blogas, ele bloga e nós blogamos

Atualmente, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) constituem ferramentas com grande potencial de intervenção pedagógica, uma vez que ajudam a desenvolver competências nos alunos, tais como o dinamismo, a criatividade, a consciência crítica e reflexiva, a organização de informação, a comunicação, a autonomia e a colaboração.
A sociedade em que vivemos, frequentemente designada como sociedade da informação e do conhecimento, tornou possível o aparecimento de um fenómeno chamado blog. Contudo, dado o ritmo da evolução da informação e do conhecimento, é imprescindível definir, na educação, como prioridade, a aquisição da capacidade intelectual necessária para aprender a aprender durante toda a vida, obtendo informação armazenada digitalmente, recombinando-a e utilizando-a para produzir conhecimento para o objetivo desejado em cada momento. É fundamental criar situações que envolvam os alunos na aprendizagem, que os preparem para a tomada de decisões, numa sociedade globalizada e concorrencial.
Devido à sua facilidade de utilização, os blogs rapidamente se tornaram populares. Apresentam muitas vantagens como a simplicidade em criar, administrar e gerir um blog, a rapidez de criação, a interatividade proporcionada entre o criador e os seus leitores, as hiperligações estabelecidas nos blogs para outros blogs ou sites na Web, o facto de ser um serviço gratuito, a dinâmica que possibilita, o seu caráter acessível e os papéis que obriga o gestor a desempenhar: o de administrador e o de autor. Produzir e partilhar informação pode proporcionar a melhoraria do relacionamento no interior da comunidade educativa, assim como alargar os seus horizontes e possibilitar a troca de experiências entre alunos e entre escolas. Esta troca revela-se geradora de grande motivação para os alunos, uma vez que, para além de estarem em contacto com as novas tecnologias e de tal facto ser, por si só, muitas vezes, um fator de motivação, estes são, simultaneamente, espetadores, autores e críticos, desenvolvendo capacidades tanto ao nível da leitura, como da escrita.

https://docs.google.com/document/d/1uYgFUy8Ve6SwS8wEml3ImU-dO_-db9s4SSE6dm2RDXg/edit?pli=1


Internet: o admirável mundo novo

Na sociedade atual, designada da “informação”, do “conhecimento” e da “aprendizagem”, a difusão da informação é muito importante, e uma das formas mais eficazes de o fazer é recorrendo às novas ferramentas de internet. A internet não é apenas uma simples forma de comunicação, é também um centro de atividades económicas, políticas e sociais. Assim, as TIC e a internet revelam-se de grande importância, uma vez que são ferramentas não apenas sociais mas também cognitivas, modificando a forma como as pessoas interagem, comunicam e aprendem.
Essas modificações da sociedade implicam algumas adaptações e essas devem ser efetuadas também na Escola, pois a Escola não se deve fechar aos novos conhecimentos, devendo ser capaz de aprender e evoluir continuamente em conjunto com os avanços da sociedade. Assim, cabe à Escola preparar os alunos para um mundo competitivo, onde a adaptação à mudança, à inovação e à criatividade sejam valorizadas. Para isto acontecer, a Escola deve proporcionar ao aluno informação qualificada, significativa e multimédia, havendo cooperação, colaboração, interatividade e diálogo entre o aluno e o professor.
Hoje em dia a internet faz parte da vida de todos nós e recorremos a ela para aceder aos mais diversos tipos de informação. As vantagens que apresenta são reconhecidas mundialmente, podendo-se referir o facto de possibilitar o acesso a fontes de informação mais rápida e de forma mais fácil. Para além disso, disponibiliza fóruns eletrónicos que são importantes para fecundar o trabalho colaborativo e a comunicação, adequando-se a uma despectiva de aprendizagem construtiva, colaborativa e significativa.
Com este tipo de ensino, o indivíduo desenvolve-se tanto pessoal como profissionalmente, ajudando assim a ultrapassar os problemas da infoexclusão e concebendo uma sociedade criadora do seu próprio conhecimento. A internet facilita assim também o ensino a distância, fomentando novas formas de sociabilidade.

https://docs.google.com/document/d/1Aitvm_V2LVSQ1ojUwoapHBNIDrZjXgSf05DKKZEdcCk/edit

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